Bases

Ultimas formações
2018 - 2018     Pós-Doutor(a), Istituto Nazionale Di Studi Sul Rinascimento
2014 - 2014     Pós-Doutor(a), Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
2012 - 2012     Pós-Doutor(a), Freie Universität Berlin
2010 - 2010     Pós-Doutor(a), The Graduate Center - CUNY
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Matteo Bonfitto é Ator-Performer, Diretor Teatral, Prof. Titular do Depto de Artes Cênicas - IA - Unicamp, Coordenador do LabACT - Laboratório de Atuação e Saberes da Prática (DAC Unicamp) e Pesquisador PQ2 do CNPq. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD) e a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - Università degli Studi di Bologna - Itália, obtendo nota máxima (110 e lode). É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Tem uma experiência consistente na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer, e a partir dessa perspectiva, além de conduzir laboratórios artísticos e participar de bancas e comissões no Brasil e no exterior, publicou inúmeros artigos em diversas línguas, bem como os livros "O Ator Compositor", "A Cinética do Invisível" - publicado também em inglês "The Kinetics of the Invisible" e "Entre o Ator e o Performer". É membro da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, da IFTR - International Federation for Theatre Research, do PSi - Performance Studies International e atualmente também do Corpo Editorial (Guest Editor) da Revista Performance and Mindfulness da University of Huddersfield, Inglaterra. Atuou como Visiting Scholar no The Graduate Center - CUNY, New York City; na Freie Universität Berlin, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, no CET - Universidade de Lisboa e desenvolveu pesquisas junto ao Istituto Nazionale Di Studi Sul Rinascimento (INSR), em Florença, Italia. Parecerista ad-hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp, integra o Conselho Científico da Rede Internacional de Estudos da Presença e é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq "Processos Criativos nas Artes da Cena e os Saberes da Prática". É Diretor Artístico do Núcleo Performa (www.performateatro.org), com o qual apresentou espetáculos e performances no Brasil, Chile, França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, China, Portugal, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Cuba. Além do "Prêmio Zeferino Vaz" de Reconhecimento Acadêmico conferido pela Unicamp, em âmbito artístico destacam-se a premiação de Melhor Espetáculo para "Em Lugar Algum", direção de Beth Lopes, no PHYSICAL THEATRE FESTIVAL do BRITISH COUNCIL; a indicação ao Prêmio SHELL de Melhor Ator para "Fim de Partida", de Samuel Beckett, direção de Yoshi Oida; duas indicações e um Prêmio APCA para "SCinestesia", além do Prêmio FUNARTE de circulação e divulgação da Dança também para "SCinestesia", criação feita em parceria com a Cia de Danças de Diadema.
Idiomas
Italiano Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Francês Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Espanhol Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Apoio FAPESP em números

6 1 14 8 29
Auxílios à pesquisa concluídos Bolsas no país em andamento Bolsas no país concluídas Bolsas no exterior concluídas Todos os Auxílios e Bolsas